HACKATHON SMART CITIES

RIO BRANCO/AC

O Estado do Acre, pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia – SECT, a Prefeitura de Rio Branco – Acre, pelo Instituto de Tecnologia, Informação e Inovação – ITEC, BUSCAR PEÇAS, e o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa – SEBRAE/ACRE, torna público o  HACKATHON SMART CITIES RIO BRANCO/AC, com base nas seguintes disposições:

  1. DO OBJETO

O HACKATHON consiste no desenvolvimento de soluções inovadoras, podendo ser aplicativo para dispositivo mobile, web ou embarcado, ou atendendo o conceito de internet das coisas IOT;

  1. DAS INSCRIÇÕES

As inscrições poderão ser efetuadas a partir da disponibilização do site do Hackathon www.smartrb.com.br até o dia 27/07/2017;

O valor da taxa de inscrição individual é de R$ 60,00 , R$ 240,00 para inscrições de equipe formada com 5 integrantes, R$ 200,00 para inscrição de equipes corporativas ou instituições de ensino.

OBS: Equipes formadas só serão aceitas se, conter no mínimo 3 programadores por obrigação.

  1. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO E SELEÇÃO DOS INSCRITOS

2.1 Podem participar do concurso os interessados pessoas físicas que realizarem o cadastro no site: www.smartrb.com.br e aguardar a confirmação da sua participação;

2.2 A proposta do evento é a formação de equipes multidisciplinares;

2.3 A inscrição garante a participação no evento por ser voluntária;

2.4 Não se admite a devolução de taxa de inscrição em nenhuma hipótese;

2.5 Será permitido o limite de 50 inscritos;

2.6 Os inscritos no site do Hackathon serão selecionados de acordo com as vagas disponibilizadas por área de atuação e por ordem de inscrição;

2.7 Será criado um cadastro de reserva inscritos acima da 50ª posição por ordem de inscrição;

2.8 Após contato da organização do evento por e-mail, NÃO havendo confirmação do candidato inscrito no prazo de até 24 horas após pré-seleção, será convocado o candidato subsequente no cadastro de reserva, até se confirmar a participação de 50 selecionados;

2.9 As equipe serão formadas no dia do evento e serão orientadas a terem uma formação multidisciplinar, no caso de equipes já formadas será pré analisado no período de check-in o cadastro da equipe.

3.10 Menores de 18 anos poderão participar do evento mediante ao preenchimento de termo de responsabilidade por algum outro integrante da equipe que seja maior de idade.

  1. DAS VEDAÇÕES

4.1 Não poderão ser inscritos neste concurso cultural projetos que já estejam sendo comercializados por alguma empresa;

4.2 Membros da comissão de jurados que julgaram os projetos;

  1. DA COMPETIÇÃO E DA FORMA DE DISPUTA
  1. O concurso cultural ocorrerá em FASE ÚNICA, ininterruptamente nos dias 28 a 30/07/2017;
  2.  A equipe técnica do Hackathon irá disponibilizar um conjunto de sensores que estarão dispostos em uma mesa e espalhados pela cidade para uso/consumo dos dados produzidos.
  3.  Os dados dos sensores disponibilizados são de uso comum de todas as equipes participantes;
  4.  Serão apresentadas as informações técnicas de como consumir as informações que estarão sendo gerada pelos sensores através de documentação;
  5.  É critério classificatório, a utilização de pelo menos uma das bases do Portal de Dados Abertos ou a geração de Dados que poderão ser publicados posteriormente no Portal de Dados Abertos, que será apresentado no início do evento;
  6.  É obrigatória a construção ou uso de um artefato conectado (IoT), podendo, para isso, utilizar dos sensores disponibilizados pela organização do evento ou de um sensor particular de uso do participante;
  7.  Os participantes deverão criar aplicativos de softwares voltados para dispositivos móveis (celulares, smartphones, tablets), assim como aplicativos Web, baseados na Internet, bem como poderão desenvolver softwares embarcados, utilizando a tecnologia de sua preferência;
  8.  Os participantes poderão utilizar a plataforma IBM/IOT para disponibilizar suas aplicações, não sendo o uso da plataforma IBM obrigatório;
  9.  O projeto poderá ter sua temática inicial modificada, caso os jurados assim entendam, sendo esta decisão irrecorrível;
  10. Dos dados que serão disponibilizados dentre eles estão: luminosidade, temperatura, umidade, ruído, gás GLP, sensor de presença, sensor de chuva e outros que serão apresentados no início do evento.

  1. REQUISITOS DE PROJETO
  1.  O projeto deverá preencher os seguintes requisitos, com seus respectivos pesos na avaliação:
  1. Inovação (criatividade e originalidade): 35%;
  2. Impacto para a cidade (Pessoas / Serviços): 35%;
  3. Viabilidade técnica (aplicabilidade e escalabilidade): 30%;
  4. O participante defenderá seu projeto perante os julgadores, em no máximo 8 minutos;
  5. O formato da apresentação é livre, podendo ser tanto uma demonstração informal (com ou sem auxílio de slides) do aplicativo para os jurados;
  6. Será analisado em etapas de status report o projeto como todo desde análise de código a participação de todos os membros da equipe no projeto, tendo assim que haver commit em repositório de controle de versão.
  1. Independente do formato escolhido, é sugerido abordar os seguintes pontos na apresentação:
  1. Identificação do projeto (concorrente e nome do aplicativo);
  2. Breve descrição da solução apresentada bases de dados que utilizou ou que está produzindo, razão pela qual considera sua solução inovadora;
  3. Serão selecionados os 5 melhores projetos avaliados pelos jurados, para participar de melhorias do produto final após o evento;
  4. O tempo de apresentação é de 4 minutos com mais 4 minutos para perguntas e feedbacks dos jurados, podendo ser alterado pela equipe organizadora, que deverá avisar previamente as equipes.
  5. As 5 equipes selecionadas terão prazo para evoluírem com seus projetos com apoio de parceiros deste evento;
  6. Os projetos deverão ser enviados através do e-mail: analise@smartrb.com.br, quando solicitados pela organização do evento.

  1. DA SELEÇÃO DOS PROJETOS
  1.  O concurso será em única etapa;
  2.  As 10 (dez) equipes selecionados terão 8 minutos para defender seus projetos;
  3.  O resultado final com a divulgação dos vencedores do concurso será divulgado no dia 30/07/2017;
  4.  A organização do concurso se reserva o direito de selecionar uma quantidade menor de projetos, caso assim entenda, mediante justificativa e resguardado do direito de recurso no prazo de 24 horas.

  1. DOS PRÊMIOS
  1. Os prêmios deste Concurso Cultural serão:
  2. 1º Colocado: 5 bolsas em pós-graduação na Uninorte – Coworking – 50% do valor dos ingressos – consultoria para aquisição de cerca de 300 mil dólares em benefícios;
  3. 2º Colocado: Coworking – 30% do valor dos ingressos – consultoria para aquisição de cerca de 300 mil dólares em benefícios;
  4. 3º Colocado: Coworking – 20% do valor dos ingressos – consultoria para aquisição de cerca de 300 mil dólares em benefícios.
  5. Os prêmios oferecidos são intransferíveis;
  6. A não aceitação pelo ganhador de qualquer um dos prêmios, não dará direito, sob nenhuma hipótese, a substituição do prêmio;
  7. A data de entrega e o local da premiação serão decididos posteriormente pela organização do certame e informados aos ganhadores com a devida antecedência;

  1. DA COMISSÃO DE JURADOS
  1. O júri será constituído por integrantes das empresas organizadoras do concurso e convidados de instituições parceiras HACKATHON SMART CITIES;
  2. As decisões do júri são passíveis de recurso no prazo de 24 (vinte e quatro) horas a contar do ato da divulgação do resultado, para a comissão organizadora;
  3. O júri não terá nem um envolvimento com quaisquer projetos apresentados no evento.

  1. DAS DÚVIDAS

        As dúvidas que possam surgir sobre o funcionamento e sobre este regulamento, podem ser levadas ao conhecimento da organização do concurso, por meio de correio eletrônico, dirigidas ao endereço duvidas@smartrb.com.br;

        

  1. CESSÃO DE DIREITO DE IMAGEM
  1. Os ganhadores e participantes autorizam os organizadores, de forma irrevogável, irretratável e gratuita, que faça uso de suas imagens e seus nomes em qualquer publicidade, aviso ou comunicação que for realizada em qualquer meio escrito ou audiovisual, referente ao hackathon, em todo o mundo e por prazo indeterminado;
  2. Os ganhadores e participantes comprometem-se a assinar todos os documentos e autorizações necessárias, para o uso de suas imagens e/ou nomes pelos os organizadores.

  1. DOS DIREITOS DE USO E DE PROPRIEDADE
  1. Os Participantes do concurso HACKATHON SMART CITIES RIO BRANCO/AC declaram-se cientes de serem titulares originários dos títulos dos aplicativos desenvolvidos e apresentados no concurso HACKATHON SMART CITIES RIO BRANCO, elaborado no âmbito do HACKATHON SMART CITIES RIO BRANCO e autorizam, em caráter irrevogável e irretratável e a título gratuito o uso e a disponibilização do aplicativo, inclusive em mídia eletrônica, celulares, entre outros, sem qualquer limitação de tempo, sem prejuízo de qualquer outra forma ou meio de veiculação ou comunicação que exista ou venha existir, nos termos da legislação vigente, declaram, desde já, serem responsáveis pelos conteúdos, formas e demais elementos que compõem o aplicativo, inclusive tendo tomado todos os cuidados referentes a procedimentos que evitem situações de plágio; e declaram, por fim, não existir impedimento algum, de qualquer natureza, para a sua veiculação.
  2. Os direitos de autor sobre os trabalhos realizados apresentados no concurso, pertencerão integralmente aos seus respectivos autores.

  1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS
  1. A organização do evento se reserva no direito de recusar a participação de qualquer pessoa que não reúna os requisitos descritos neste regulamento e que não cumpra com os termos de participação ou viole o espírito do concurso de isonomia e lealdade que deve reger o certame;

  1. O projeto será desclassificado, caso o comportamento de um dos integrantes do projeto seja inadequado ou viole direito de terceiros;

  1. Os resultados do concurso serão disponibilizados através do site;

  1. Caso a organização não consiga contatar os vencedores, no prazo de 5 dias corridos da data da divulgação do resultado, estes perderão seus direitos sobre o prêmio, sem que, por este motivo, a organização precise pagar qualquer tipo de indenização, ficando determinado neste caso, o repasse ao próximo melhor classificado e na inexistência deste, a decisão ficará a critério da organização;

  1. Os ganhadores dos prêmios serão responsáveis pela liquidação com a Receita Municipal, Estadual e Federal de qualquer imposto relacionado com a obtenção do prêmio percebido;

  1. A organização se reserva no direito de modificar em qualquer momento o regulamento, ou mesmo sua possível anulação antes do prazo prefixado, sempre que exista justa causa, comprometendo-se a comunicar o novo regulamento e as novas condições do concurso ou sua anulação definitiva, se for o caso, com a suficiente antecipação e publicidade, sem que exista direito a qualquer indenização em favor dos participantes;

  1. Este Concurso tem caráter exclusivamente Cultural e não se responsabiliza por participações que não sejam computadas por motivos de problemas técnicos, que ocorram na transmissão dos dados;

  1. O HACKATHON SMART CITIES RIO BRANCO poderá incluir os dados enviados nas suas bases de dados e listas de contatos e terá como obrigação, a necessidade de fornecer estas informações, caso uma autoridade competente assim o determine;

  1. Caso o usuário queira ser excluído da lista de contatos, deverá fazer contato seguindo as instruções dispostas no e-mail enviado pela organização;

  1. A organização também deixa aberta a possibilidade de troca, tanto das datas, quanto do local do evento, por motivos de força maior;

  1. Não cabe ao HACKATHON SMART CITIES RIO BRANCO, nenhuma responsabilidade pelo envio de projetos de terceiros, de modo que os participantes responderão por qualquer reivindicação;

  1. Responderá civil e criminalmente, o participante que se utilizar de meios fraudulentos, sendo excluído do Concurso Cultural;

  1. Os projetos de conteúdo ilícito e imoral serão desclassificados;

  1. O participante se compromete em aceitar, no ato da inscrição, todos os termos deste regulamento;

  1. O presente Concurso não está sujeito a autorização prévia do agente regulador, conforme Lei 5.768/71 e Decreto 10.951/72.